Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Eleições para Reitor 2011

Elei��es para Reitor - UFRJ 2011
Passamos por um momento político importante na nossa Universidade. As eleiçoes para reitor, gestão 2011/2015, ocorrerão nos dias 11, 12 e 13 de abril. Como integrantes do Campus Macaé, devemos estar atentos às propostas que contemplem a consolidação do nosso campus, bem como, às que respondam aos nossos diversos anseios como discentes de um novo projeto de graduaçao em Medicina.
Neste sentido, compartilhamos os endereços que contêm as informações sobre o processo em curso:


Coordenação Geral


quarta-feira, 16 de março de 2011

Sobre a Reportagem e a Nota

             Após debate ocorrido entre as partes, realizado na Assembléia Geral (15/03/2011), resolveu-se que os argumentos de ambos os lados devem ser ouvidos e que é possível uma tentativa de encontrarmos um meio termo em nossa luta ou, pelo menos, diminuirmos as animosidade entre os períodos. Ficou claro que ambos desejam e se empenham pelo consideram o melhor caminho a seguir, mas também é evidente que uma ação fragmentada não pode resultar em grandes conquistas ou resultados. 
          Tendo em vista estes pontos, acordou-se a realização de assembléias periódicas objetivando uma maior troca de vivência entre todos os períodos para que, assim, possamos compreender melhor as visões que cada um possui desta mesma realidade que vivenciamos. Mediante esses debates buscar-se-á estratégias pertinentes e que favoreçam, ou pelo menos não prejudiquem, ambas as partes. Como parte desse processo de "reaproximação", ficou resolvido a alteração de algumas partes da Nota, que teriam apresentado um valor ofensivo ao 3º período.
             Para finalizar, esperamos que, mesmo diante dos fatos ocorridos, sejamos capazes de deixar quaisquer diferenças de lado e atuar de uma maneira mais efetiva e harmoniosa pelo que é mais importante: a qualidade de nossa formação.


Luis Fernando Menezes
Comissão de Relações Externas e Assuntos Acadêmicos 

terça-feira, 8 de março de 2011

Divulgação - CLEV: PET Saúde/ Saúde Mental/ Crack, Álcool e Outras Drogas

Nós da Coordenação Local de Estágios e Vivências aproveitaremos este espaço para reforçar a divulgação das oportunidades em Iniciação Científica que surgem em nosso Campus, entre outros projetos de interesse dos discentes do curso de Medicina. Nesta primeira postagem da CLEV, informamos sobre o processo de seleção para o PET Saúde/ Saúde Mental/ Crack, Álcool e Outras Drogas. O mesmo será coordenado pela Profª Erotildes Maria Leal e promete ser um grande encontro entre a Rede de serviços do município e a Universidade, sendo assim uma excelente oportunidade de aprendizado para preceptores e alunos. 

As inscrições para concorrer às 12 bolsas serão recebidas até o dia 13 deste mês, através do e-mail da Profª Erotildes. É oportuno informar que o endereço informado na primeira versão do edital está incorreto, portanto enviem as inscrições ao endereço correto: erotildesleal@macae.ufrj.br

Há material relacionado ao processo de seleção na xerox da Cidade Universitária e os orientandos da professora  também se esforçaram para divulgar ao máximo de alunos do Campus através dos e-mails pessoais e de turma. Caso você não tenha recebido as versões digitais do edital, do projeto e da ficha de inscrição, contacte um dos membros da CLEV: Fillipe Tinoco (ttr_fillipe@yahoo.com.br); Rachel Loureiro (rachloureiro@gmail.com); e Sara Guimarães (saragf2@hotmail.com).

domingo, 6 de março de 2011

quinta-feira, 3 de março de 2011

Nota de Esclarecimento

               Na última terça-feira (01/03/2011), fomos pegos de surpresa ao sermos informados da publicação de uma matéria na revista Magazine do jornal O Globo, encomendada por alguns representantes do 3º período de nosso curso. Nela os alunos em questão realizaram um “raio-x” da atual situação de nosso campus. Contudo, observou-se que tal atitude dita “em nome dos interesses dos alunos de medicina de Macaé”, apresentou-se de uma maneira totalmente unilateral e tendenciosa. Assim, reservamo-nos ao direito de expor esta nota de esclarecimento sobre o ocorrido.
               Primeiramente lamentamos muito o fato – é óbvio que estamos passando por várias dificuldades para conseguir efetivar a implantação de nosso curso com o mínimo de ônus para as primeiras turmas, e temos plena consciência de todos os sofrimentos, medos e ansiedades envolvidas por conta disso, uma vez que também os sentimos em nossa própria pele. Contudo, nada justifica a atitude tomada pelo grupo.
                Há de se ter em mente que é natural haver divergência de opiniões quando se trata de atuar em grupo, e que isso faz parte da construção de um todo. Entretanto, agir de maneira isolada e fazer uso do nome de nosso curso, publicando um artigo totalmente parcial, que não condiz com a visão de todo o corpo discente é no mínimo um desrespeito aos esforços de todos aqueles que têm se empenhado por melhorias em nosso campus. Não houve nenhum consentimento, nem assembléia alguma que sustentasse o direito do 3º período de se impor como porta-voz do curso.
               Não queremos dizer que não há espaço para visões ou maneiras diferentes de tratar do mesmo problema, nem negamos ao grupo em questão o direito de lutar pelo que acha ser o melhor caminho, mas é preciso que se tenha claro um ponto: foi um erro o fato dos alunos do 3º período, isoladamente, agirem como se correspondessem à vontade de todo o nosso curso. Quem lhes outorgou esse direito?
                O CA existe para que possamos debater, pensar e agir em conjunto. E pergunta-se: onde estão os representantes do 3º período? Por que não há um envolvimento destes nos assuntos do CA? A resposta é dada pelos próprios integrantes: “O CA é pró-Macaé”.
               Sobre isso, vale a reflexão: que incoerência há em ser a favor do local onde estamos? Quando dizemos “a favor”, não nos referimos a ser concordante com tudo que aqui se passa, mas sim visualizar este campus com os olhos de quem está “acrescentando um tijolo a cada dia”, com a consciência de que estamos moldando este curso e de que somos pioneiros de um projeto grandioso que só dará certo mediante ao nosso suor, nossa voz e nossa determinação. Sendo assim, afirmamos que o CA está além de ser somente pró-Macaé: ele é a favor de todos aqueles que estão aqui por escolha, dos que fizeram deste campus o seu palco de luta, dos que não desistiram de fazer dele um local de excelência. Nós acreditamos em um campus capaz de se tornar referência , e mais: NÓS ESTAMOS LUTANDO POR ISSO!
              Assim, a todos aqueles que estão de chegada no campus, clamamos que façam suas próprias reflexões sobre o assunto. Para aqueles que já fazem parte da paisagem diária do campus e que possuem convicção de que estão no lugar certo, convocamos-lhes a se juntar ao CA nesta batalha.  Aos que sofrem e sentem que este é um destino cruel, oferecemos nossa solidariedade e desejamos que, não importa qual seja a sua escolha, sejam muito felizes onde quer que estejam ou em quaisquer caminhos resolvam trilhar.
                [...]
               Por fim, lembramos: a Faculdade de Medicina do Fundão não é uma instituição de excelência só por possuir prédios, cadáveres e microscópios, ela é a melhor do Brasil por ser resultado de 200 anos de luta de pessoas comuns que desejavam torná-la esse referencial de formação médica. Assim, propomos uma reflexão final: “que passos estamos dando para os nossos ‘200 anos’?” E “como eu, aluno do campus Macaé, contribuirei para de fato construir essa história?

"Nada a temer senão o correr da luta"