Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Retirado do Jornal O Debate e de nosso extremo interesse...

Governo firma nova parceria com a UFRJ em Macaé

Proposta visa construir Clínica de Família para o desenvolvimento de atendimento e estudos

Parcerias entre o município e a UFRJ foram analisadas por autoridades durante a reunião
 

O governo municipal garantiu ontem a firmação de uma nova parceria junto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com objetivo de ampliar a oferta do ensino superior no município.

Através dessa proposta, a Prefeitura enviará a Câmara de Vereadores, logo após o recesso legislativo, a proposta de cessão de uma área situada no Novo Horizonte onde deverá ser construída, ainda neste ano, uma Clínica da Família, com equipe médica e supervisão dos professores da UFRJ e atuação dos alunos do curso de Medicina - e outros da área da saúde - da universidade, que em Macaé fica na Cidade Universitária, construída pela prefeitura com recursos dos royalties.
O projeto foi discutido durante a reunião realizada na Prefeitura, liderada pelo  prefeito Riverton Mussi, acompanhado da vice-prefeita Marilena Garcia, junto ao reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi.

“A construção da Clínica da Família será no sistema de módulos, a UFRJ vai desenvolver o projeto, a Prefeitura vai executar e será mais uma ação que interioriza a UFRJ e leva aos moradores da cidade uma oportunidade de ensino qualificado. Vamos fornecer toda a garantia para a consolidação do ensino de alto nível da UFRJ em Macaé”, citou o prefeito.

A construção de mais dois prédios na Cidade Universitária - em andamento - foi comentada por  Marilena. Para a vice-prefeita, a democratização do ensino na cidade ganhou fôlego com a integração dos três níveis de educação. “Pela primeira vez estamos vivendo um projeto de educação que realmente democratiza o processo, através de políticas públicas exercidas no cotidiano. Hoje temos um sonho coletivo, que está sendo implantado: transformar Macaé na capital do saber, do conhecimento, da inteligência”, assinalou. 

Carlos Antônio Levi, afirmou após a reunião que mais uma vez o apoio efetivo da Prefeitura foi fundamental para a ampliação do projeto na cidade. “Quando se ousa um projeto da envergadura que é implantar um curso de Medicina com o padrão que a universidade exige, é comum termos dificuldades, que estão sendo sanadas com a disposição do prefeito”, disse.

O diretor da Faculdade de Medicina, Roberto de Andrade, anunciou na reunião a implantação de uma pós-graduação na área de Medicina na Cidade Universitária e a superintendente de atividades fora da sede da UFRJ, Maria Tyrrell, informou que será implantado curso de capacitação de 60 horas/aula para alunos de enfermagem.

 Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, Macaé dá um salto de qualidade em educação com a implantação de cursos de pós-graduação e Mestrado para Macaé. “A UFRJ vai trazer mais um curso de pós-graduação na área de Medicina, estamos tentando também os cursos de Educação na Ciência e Educação na Matemática e outro da UniRio de Mestrado em Memórias Sociais. Macaé está subindo um nível. Temos mais de 60 cursos de graduação na cidade, 30 de pós-graduação e agora estamos na fase do Mestrado”, destacou.

O superintendente do Hospital Público Municipal (HPM), Dr. Felipe Barreto, contou que nesta semana começaram as aulas práticas dos alunos de Farmácia na unidade e que alunos de Enfermagem, Medicina e Nutrição também atuam no hospital, supervisionados por médicos professores. “Estamos trabalhando a todo vapor para que dentro do desafio de manter o HPM como hospital de urgência e emergência na região, o hospital esteja preparado para se consolidar como um hospital de ensino, o que exige preparação e adaptação”, observou.

A utilização do Hospital da Serra como local de aulas práticas também foi discutida no encontro. “A UFRJ viu o Hospital da Serra como grande campo de utilização e o secretário de Saúde já deu o aval”, informou Felipe Barreto.

O diretor do NUPEN, Francisco Esteves, observou a importância da reunião para reforçar os projetos de interação entre universidade pública de qualidade e o município dentro de um projeto pedagógico inovador. “Estamos retomando a idealização do médico de família no projeto da clínica em conjunto com a prefeitura”, explicou.  

Também participaram da reunião o coordenador de Graduação do Curso de Medicina da UFRJ, Paulo Mendonça, o vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares e o subcoordenador Geral de Programas da Câmara Permanente de Gestão, Jorge de Brito e o procurador geral de Macaé, Marcos Marotti.